Quarta-feira, 19 de Novembro de 2008

Perguntas e Respostas

Clique no link acima "Já Cotei", e veja onde encontrar produtos mais baratos na internet.

VISITE O SITE NOVO EVANGELHO..

 

www.novoevangelho.webnode.com

 

Gostaria de saber qual e o papel da mulher dentro da igreja e por que algumas igrejas não permitem que mulheres tenhão um ministério?

 

Incluo também uma palavra sobre a pergunta enviada por Gabriel, de Ribeirão Preto que questiona: É permitido que as mulheres falem, orem ou ministrem a palavra durante as reuniões do povo de Deus?

O papel da mulher na Igreja é um tema muito importante e talvez pouco discutido. Atualmente, na vida de nossas comunidades, existem situações extremas que deveriam fazer refletir: em alguns lugares a mulher tem de cobrir a cabeça e não pode subir ao altar ou até mesmo falar durante o encontro; em outros, invés, é a líder da comunidade, que sem a sua perseverança não consegueria subsistir. É ela que ensina a palavra de Deus; é ministra , é pastora e assim por diante. Essa é a situação atual. Penso que no tempo da Bíblia não era diferente: existiam situações distintas e, às vezes, contraditórias.

Há autoridades das igrejas que pensam que os homens são os únicos que devem ter um certo papel dentro da assembléia. Tal tese não tem nenhum fundamento bíblico. Alguns dizem que a mulher na igreja deva ser submissa ao homem e trazem como fundamento o texto de 1Timóteo 2,9-15, onde se diz que a mulher não deve ensinar ao homem (
veja por exemplo um texto no site 'Got Question'). Nesse caso, creio que fosse possível discutir os preconceitos de Paulo (e outros autores bíblicos) em relação às mulheres, mas absolutamente não sobre o papel da mulher na comunidade.

O protagonismo feminino já aparece no Antigo Testamento: pensemos a personagens como Miriã, Débora e Hulda. Além delas, no Novo Testamento, temos as Marias que acompanhavam Jesus, Priscina em Atos 18, Febe, que em Romanos 16,1 é considerada como uma diaconisa. Além disso é evidente que Paulo, quando escreve aos coríntios (1Coríntios 11,3), descreve como natural o papel da mulher na assembléia, onde ora e profetiza. Na mesma carta descobrimos que Paulo retém que os profetas são, a nível de importância, a segunda categoria dentro da igreja: aqueles que Deus estabeleceu na Igreja são, em primeiro lugar, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, doutores... (1Coríntios 12,28). Disso resulta evidente que as mulheres, eventualmente, na igreja podem exercer posição mais importante do que aquela dos ‘doutores’. Segundo Atos dos Apóstolos 13,1 os doutores são aqueles encarregados do ensinamento regular e ordinário nas comunidades.

Acredito que essas poucas linhas bastam para mostrar que a Bíblia não oferece nenhuma base para impedir o protagonismo das mulheres na liderança das nossas comunidades.

Se alguém, por maldade, quiser encontrar passagens bíblicas que excluem as mulheres, pode até mostrar algumas atitudes machistas, presentes na Bíblia (pois Deus, para escrevê-la, serviu-se de mãos humanas, condizionadas pela mentalidade do tempo), mas não estará sendo coerente com o princípio da mensagem de Deus.

 

Qual o significado de cálice na Palavra de Deus? Mas não somente o que Jesus viveu, mais em um sentido geral, pois Davi também menciona cálice no salmos 23.

 

A palavra cálice aparece diversas vezes na Bíblia. Normalmente lembramos da passagem do evangelho em que Jesus, diante da paixão, pede ao Pai que afaste dele o “cálice”. Porém são tantas outras as vezes onde o termo aparece.

No Antigo Testamento o vocábulo hebraico mais usado é “kos”. Aparece 21 vezes (Gênesis 40,11.13; 1Reis 7,26; 2Crônicas 4,5; Salmos 11,6; 23,5; 75,9; 116,13; Isaías. 51,17.22; Jeremias 16,7; 25,15; 51,7; Lamentações 4,21; Ezequiel 23,31.32; Habacuc 2,16). O significado imediato é “taça”, “copa”, que serviva geralmente come instrumento para tomar líquidos. Outros vocábulos usados em hebraico são:
“gabia” (Gênesis 44,2-5): usada por José como pretexto para prender seu irmão no Egito)
“sap” (Êxodo 12,22): era um utensílio, às vezes traduzido como “bacia”, usado por ocasião da Páscua para conter o sangue do animal sacrificado.
“qubba‘at” (Isaías 51,17.22): tem o mesmo sentido de “kos”
“’aggan” (Êxodo 24,6; Cântico dos Cântico 7,2): nome comum para um grande copo de vinho.

No Novo Testamento o termo usado é “poterion”, que aparece 31 vezes (Mateus 10,42; 20,22; 23,25; 26,27.39; Marcos 7,4; 9,41; 10,38; 14,23.36; Lucas 11,39; 22,17.20.42; João 18,11; 1 Coríntios 10,16.21; 11,25.28; Apocalipse 14,10; 16,19; 17,4; 18,6). Tal vocábulo indica qualquer instrumento usado para tomar líquidos, seja copos de argila ou também cálices.

Além desses sentidos materiais que os termos acima indicam, é importante notar que na Bíblia o “cálice” é usado com um sentido figurado, ou seja, é algo que contém as bênçãos ou julgamentos divinos dados a uma pessoa ou nação (Salmo 16,5; 116,13; Isaías 51,17; Mateus 26,39-42; João 18,11).

 

Na oração de Jesus pedindo ao pai que passase dele "o calice", qual é o verdadeiro significado do "calice"?

 

A atitude de Jesus diante da morte não é de completa indiferença, mas ela lhe perturbava. É veredade que Jesus morreu em completa liberdade e encarou a morte como um dom e oferta de si mesmo, mas ao mesmo tempo a sua angústia e medo parecem serem profundos. Os evangelhos sinóticos sublinham isso e também o evangelho de João diz: “Minha alma está agora conturbada. Que direi? Pai, salva-me desta hora? Mas foi precisamente para esta ora que eu vim.” (João 12,27). Lemos ainda em Hebreus 5,7-8: “É ele que, nos dias da sua vida terrestre, apresentou pedidos e súplicas, com veemente clamor e lágrimas, àquele que o podia salvar da morte; e foi atendido por causa da sua submissão”.

Agora consideremos de perto a passagem a qual você se refere, tomando o Evangelho de Marcos (14,33-25). O evangelista introduz assim a oração de Jesus: Começou a apavorar-se e a angustiar-se. E depois continua: “Minha alma está triste até a morte”. Depois a oração segue por duas estrada, uma indireta, do narrador ( caiu por terra, e orava para que, se posssível, passasse dele essa hora) e outra direta, de Jesus (”Abba! Tudo è possível para ti; afasta de mim este cálice; porém, não o que eu quero, mas o que tu queres”)

Observando as duas formas de descrição da oração, aquela do evangelista e aquela colocada na boca do próprio Cristo, vemos claramente que “cálice” está em relação à “hora”.

Falando de sentido teológico da oração no Gêtsemani, precisamos lembrar a angústia típica dos profetas, que não é somente um sentimento psicológico, mas exprime uma agonia, como se fosse uma luta entre o profeta e Deus: o profeta gostaria de desistir da sua missão, mas Deus quer que ele prossiga. O profeta é dominado pela angústia e não tem coragem. Portanto a angústia está diretamente ligada com a missão profética. Também Jesus se depara com a falta de sucesso de sua pregação. O convite contínuo à conversão, a “orar e vigiar” (também aos apóstolos) se revela utópico e não se concretiza, mesmo se não devemos reduzir a causa da angústia de Cristo à falta de sucesso e ao desconforto humano. Então se deve a quê? Ele tem medo da morte? Provavelmente não é isso, pois foi ao encontro da morte voluntariamente, como dom extremo de si mesmo. Ele não sofre por si mesmo, mas pelos homens, pelo povo que quer salvar. Portanto a angústia è sinal da caridade infinita de Deus para com o ser humano.

O que nos perturba nesta passagem é o fato que parece que Jesus queira “afastar” de si a morte. Porém poderíamos ler em outra perspectiva. As palavras de Jesus não visam escapar da sua missão, mas é um pedido para atrasar aquilo que deve acontecer, o cálice, a hora da paixão, para prolongar a missão e salvar o povo da sua falta de fé.

 

Qual foi o pecado de Jezabel?

 

Jezabel é uma rainha de Israel, conforme conta 1Reis. Era fenícia, filha do rei de Tiro, e casou-se com Acab (874-853 antes de Cristo). É no tempo desse rei do Reino do Norte que atua o profeta Elias.
1Reis 16 conta desta forma o ambiente de pecado que circunda o governo de Acab: Acab, filho de Amri, fez o mal aos olhos de Iahweh, mais do que todos os seus antecessores. Como se não lhe bastasse imitar os pecados de jeroboão, filho de Nabat, desposou ainda Jesabel, filha de Etball, rei dos sidônios, e passou a servir Baal e a adorá-lo; erigiu-lhe um altar no templo de Baal, que construiu em Samaria.Fundamentalmente parece que o culto a Baal introduzido pelo rei tenha sido causado pela rainha Jezabel. Sem dúvida esse é o pecado fundamental. Apesar disso lemos em 1Reis 18,4 que ela também massacrou os profetas de Iahweh. Na corte existiam também profetas da deusa Aserá (comiam à mesa de Jezabel - 1Reis 18,19).

Jezabel comete ainda um outro pecado, contado em 1Reis 21. Próximo ao palácio do rei Acab havia uma vinha, pertencente a Nabot. O rei queria aquele terreno para si, mas o proprietário lhe negou. Então a rainha, sabendo disso, armou um plano para matar Nabot, acusando-o de ter amaldiçoado ao rei e a Deus. Sob essa falsa acusação foi apedrejado e a vinha passou ao rei.
Esse grande pecado causa a ira de Iahweh, que manda o profeta Elias a anunciar: No mesmo lugar em que os cães lemberam o sangue de Nabot, os cães lambertão o teu (de Nabot). (...) Farei cair sobre ti a desgraça: varrerei a tua raçã, exterminarei os varões da casa de Acab. (...) Também contra Jezabel Iahweh pronunciou uma sentença: “os cães devorarão jezabel no campo de Jezrael”

Apocalipse 2,20 menciona uma outra Jezabel, da cidade de Ihvatira, que é acusada de prostituição.

 

publicado por: Novo Evangelho às 00:32
link do post | Deixe seu comentário | favorito

.Translation

.Contador

online

Free Web Counter
Bed and Bath

.Matérias do Blog

. Apóstolo Estevam diz: Est...

. Protesto na Marcha para J...

. Jovens com propósito

. Você está disposto(a) à e...

. Blasfema em pensamento, p...

. Levitas: É Bíblico?

. Sexo Anal e oral entre ca...

. Pastor Solteiro?

. O "perigo" da bíblia

. Vida Espiritual

. Basta Acordem

. Líder da Assembléia de De...

. Quem ama espera

. Perguntas Evangélicas

. Uma vez salvo sempre Salv...

. Não dar o dízimo

. Fome e Sede de Justiça

. Salomão e Eclesiastes

. Entrevista: Toque no Alta...

. Os 4 batismos

. Jovens Evangélicos: Difer...

. Débora, a pastora

. Dízimo e o NT

. "Perseguição contra a Ren...

. Mensagem do Apóstolo Hern...

. Religiosidade

. Vivendo o novo

. Apostólico e Unção apostó...

. Motel, posso ir?

. Depois da tempestade

. A dor do amor

. O natal sem a pessoa amad...

. Não entre na onda dos out...

. A Droga é melhor?

. Cristão Extravagante

. Perguntas e Respostas

. Servos ou Filhos?

. Perdão

. Resposta "Tatoo" e Pierci...

. Várias denominações porqu...

. Seguir o Velho Testamento...

. Bebida alcoólica

. Piercing Não é Pecado II

. Ateus Deus Existe!

. Adivinhações é certo cons...

. Tragédias sinal de pecado...

. Deus admite o mal?

. Batismo no Espirito Santo

. Meu namoro é de Deus?

. Todos filhos de Deus?

.Links