Sexta-feira, 19 de Junho de 2009

Pastor Solteiro?

O PASTOR PODE SER SOLTEIRO?!
 
 

Escrevi este estudo no intuito de responder a muitos emails que recebo com perguntas de centenas de obreiros que Deus tem levantado nestes últimos dias para a sua Seara, mas que não são casados. Não tenho objetivo de fazer apologia ao celibato, e creio que se o obreiro for casado terá ao seu lado uma ajudadora, uma companheira que irá abençoar a sua vida. "Quem encontra uma esposa acha o bem, e alcança benevolência do Senhor". (Provérbios 18:22)

 

 
Porém, não acredito, nem encontro base bíblica, que, para fazer a obra de Deus, tenha necessidade da urgência do matrimônio. Muito pelo contrário, vejo que, motivados por certa pressa, muitos tem se casado preciptadamente, na esperança de ser obreiro, e seus ministérios tem sido naufragados mediante separações, consequências de casamentos cegos, frutos da preciptação em unir-se em uma só carne, mal orientados numa velha conversa que "obreiro bom é obreiro casado". Os inúmeros casos de adultérios e traições tem jogado essa heresia por terra.
 

1. UMA SÓ MULHER. O texto bíblico que destaca a necessidade do matrimônio é 1 Timóteo 3:1,2. Vamos analisar a passagem: "Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, MARIDO DE UMA MULHER, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar, näo dado ao vinho, näo espancador, näo cobiçoso de torpe ganáncia, mas moderado, näo contencioso, näo avarento". Paulo está exortando a que seja "marido de uma só mulher", assim como exorta a ser honesto, não espancador, etc. Ora, então quem não é pastor pode ser desonesto? Espancador? Cobiçoso? Claro que não! Logo, a passagem não exige que o pastor seja casado, mas que se for casado, que seja marido de uma só mulher. Fiel em seu matrimônio!

 

2.BISPO E PASTOR. O texto bíblico de 1 Timóteo 3:1,2 dirige-se a "bispos". O episcopado é um cargo acima do ministério pastoral. Como o leitor sabe, na escada ministerial, diácono não é o mesmo que missionário; presbítero não é o mesmo que evangelista; bispo também não é o mesmo que pastor. O bispo é um superintendente da igreja que cuida de muitos assuntos delicados, inclusive visitas aos membros da igreja, etc. Um casamento torna-se evidente, pois visitar casas, onde uma mulher poderia estar sozinha, sem estar acompanhado da esposa, não seria ético. Mas esta função também não caberia ao pastor solteiro? Sim, desde que acompanhado de mais irmãos. Ou Jesus não poderia fazer a obra por ser homem e ser o Filho de Deus? O que entra em questão tanto para os casados como para os solteiros é a "vigilância"! Jesus ordenou aos discípulos ir de casa em casa, mas ordenou ir de dois em dois. (Marcos 6:7)


 

Jesus, que não era casado, afirmou: "Eu sou o bom pastor". (João 10:11) Mas alguém ainda poderá dizer: "-Ah, mas Jesus não casou e era pastor porque Jesus era Jesus..." Se formos levar em consideração essa desculpa de "Jesus era Jesus" então não faremos nada na obra de Deus! Ele mesmo afirmou: "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai". (João 14:12) Somos imitadores de Cristo. Paulo aos Coríntios recomendou: "Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo". (1 Cor. 11:1) Enquanto Ele estava na terra, era o "pastor" que deu a vida pelas suas ovelhas. E, depois que ressuscitou, não nos deixou órfãos, mas enviou o Consolador. (João 14:18) Assim, se tornou não só pastor, mas também bispo, nos visitando (serviço do bispo) com o Espírito Santo.
 
 

"Porque éreis desgarrados, como ovelhas, mas agora tendes voltado

 

ao Pastor e Bispo das vossas almas". (1 Pedro 2:25)

 

 
3.CONSELHOS. Muitos ainda alegam o fator "aconselhamento". Como um pastor solteiro iria dar conselhos aos casados, se ele mesmo é solteiro, e não tem experiência?! Sem dúvida que a experiência tem um valor fundamental para o obreiro. Mas por outro lado não há necessidade de se entrar na intimidade de um casal, em assuntos delicados, que chegam a constranger os cônjuges. Muitas vezes isso parte mais da curiosidade de alguns líderes, do que propriamente um interesse sincero em aconselhar. Também nunca ouvi dizer que para se aconselhar um ex-presidiário, eu tivesse que ser um deles. Que para aconselhar uma prostituta, teria que ter passado pelo mundo da prostituição. O apóstolo Paulo, que era solteiro, citou vários conselhos aos casados. (1 Coríntios 7:1-40)
  
 
4. O HOMEM. As inúmeras passagens da Bíblia se referem ao ser humano de uma forma singular. Independente da posição que ocupa, as Escrituras se dirige aos humanos com o termo "homem". Vejamos alguns exemplos:
 
 

"Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem,

 

mas de toda palavra que sai da boca de Deus". (Mateus 4:4)

 

 
 

"Porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele". (Romanos 3:20)

 
 

"Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice". (1 Cor 11:28)

 

 
Qual seria o cargo ministerial deste "homem" que a Bíblia se refere?! Não há especificações de posições! Se dirige a todo homem de um modo geral. Seja um membro leigo, obreiro, diácono, presbítero, evangelista, pastor, etc. Em outra passagem, o apóstolo Paulo aconselha:
 
 

"Ora, quanto às coisas de que me escrevestes, bom seria

 

que o homem não tocasse em mulher". (1 Cor 7:1)

 

 
E Paulo ainda diz mais claro:
 
 

"Contudo queria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de

 

Deus o seu próprio dom, um deste modo, e outro daquele. Digo, porém, aos solteiros

 

 

e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu". (1 Cor. 7:7,8)

 

O apóstolo não dita regras. Nem que deve, nem que não se deve casar. Ele mesmo aconselha também que se não consegue conter-se, que se case, por causa da prostituição. Mas se refere ao "homem", e ainda diz mais claro, a "todos os homens". Independente de ser pastor ou não. Como alguns ainda tem a ousadia de dizer, que nestes casos, não pode ser pastor? Por ser solteiro?? Em qual passagem bíblica isso é especificado??? Porque se houver algum "porém" nas passagens que Paulo diz que queria que o homem não tocasse em mulher, que "porém" haverá para o "homem" que examina a si próprio em 1 Coríntios 11:28? Isenta pastores ou algum cargo ministerial de examinar-se antes da ceia?! Se não isenta, então fica evidente que homens que ainda não tocaram em mulheres não estão isentos de serem pastores!  
 

 

"Dou graças àquele que me fortaleceu, a Cristo Jesus nosso Senhor,

 

 

porque me julgou fiel, pondo-me no seu ministério".
(Apóstolo Paulo, 1 Timóteo 1:12).

 

"Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus
está em vós, e já vencestes o maligno".

(1 João 2:14)

"Entäo eu disse: Ah, Senhor Deus! Eis que näo sei falar, porque ainda sou uma criança.
Mas o Senhor me disse: Näo digas: Eu sou uma criança, porque a todos a quem
eu te enviar, irás, e tudo quanto te mandar, falarás".

(Jeremias 1:6,7)

 

Autor:  Pastor Denis de Oliveira (Assembléia de Deus Ministério Poder de Deus)

 

Novo Evangelho 1 ano no ar

 

O ganhador do sorteio foi: Andrey de Santo André: MSN andrey_abc.@hotmail.com entre em contato dentro de 5 dias úteis. 

publicado por: Novo Evangelho às 18:33
link do post | Deixe seu comentário | favorito
6 comentários:
De virgilio quaresma a 27 de Fevereiro de 2011 às 20:27
eu nao li na biblia dizendo que paulo era pastor
que timoteo era pastor etc...
e ninguem se pode comparar a deus,jesus,vamos ser coerentes e pra imitar jesus mas se assim for estamos desgraçados porque assim para a criaçao da terra pode vai querer ser tudo pastor solteiro pra ser igual a jesus...
solteiro pode ser muita coisa na igreja mas pastor nao
eu sou ovelha minha mulher tambem minha mulher tem problema de mulher vai falar com o pastor coisa de mulher!? acho que nao ne..homem solteiro tem muito por onde ajudar na igreja logo depois de se apaixonar pode casar e seguir pra pastor
De Deivilly a 18 de Março de 2011 às 12:14
Paz, amor e graça da parte do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Querido irmão Virgilio, acho que vc não leu o artigo do nosso amado irmão Denis. (que por sinal está uma maravilha de embasamento bíblico).
Não podemos seguir doutrinas de homens e deixarmos de lado todas as afirmações clarissimas da palavra de Deus...

Comentar post

.Translation

.Contador

online

Free Web Counter
Bed and Bath

.Matérias do Blog

. Apóstolo Estevam diz: Est...

. Protesto na Marcha para J...

. Jovens com propósito

. Você está disposto(a) à e...

. Blasfema em pensamento, p...

. Levitas: É Bíblico?

. Sexo Anal e oral entre ca...

. Pastor Solteiro?

. O "perigo" da bíblia

. Vida Espiritual

. Basta Acordem

. Líder da Assembléia de De...

. Quem ama espera

. Perguntas Evangélicas

. Uma vez salvo sempre Salv...

. Não dar o dízimo

. Fome e Sede de Justiça

. Salomão e Eclesiastes

. Entrevista: Toque no Alta...

. Os 4 batismos

. Jovens Evangélicos: Difer...

. Débora, a pastora

. Dízimo e o NT

. "Perseguição contra a Ren...

. Mensagem do Apóstolo Hern...

. Religiosidade

. Vivendo o novo

. Apostólico e Unção apostó...

. Motel, posso ir?

. Depois da tempestade

. A dor do amor

. O natal sem a pessoa amad...

. Não entre na onda dos out...

. A Droga é melhor?

. Cristão Extravagante

. Perguntas e Respostas

. Servos ou Filhos?

. Perdão

. Resposta "Tatoo" e Pierci...

. Várias denominações porqu...

. Seguir o Velho Testamento...

. Bebida alcoólica

. Piercing Não é Pecado II

. Ateus Deus Existe!

. Adivinhações é certo cons...

. Tragédias sinal de pecado...

. Deus admite o mal?

. Batismo no Espirito Santo

. Meu namoro é de Deus?

. Todos filhos de Deus?

.Links