Segunda-feira, 30 de Junho de 2008

Batismo

Atenção: O Blog nasceu na data de 18 de junho de 2008, com a finalidade de pregar o evangelho, mostrando um outro lado que poucas pessoas pregam.
O nome do blog não está relacionado á descaracterização da bíblia,muito menos pregar falsa doutrina e heresia, mas sim, trazendo para os leitores uma forma mais simples e menos dura de evangelização (sem jugo).


Mateus 11:29 e 30 - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.

__________________________________________________________________

 

 

Caros leitores, hoje iremos falar sobre um assunto bem polémico, sobre o batismo, muitos acreditam que devemos antes de se batizar fazer aquelas longas aulas (santa ignorância), com a famosa desculpa de que o "candidato" deve realmente escolher se quer ou não se batizar.

 

Batismo

 

 

 Atualmente muitas igrejas evangélicas mais tradicionais, fazem a famosa aula de "catecumenos" ,"preparação para o batismo' ou simplesmente "aula de batismo", mas será que está mesmo dentro da bíblia? é o que veremos a seguir.

 

O que é o batismo?

 

A palavra batismo vem do termo grego "baptisma" ou "baptismos", que significa mergulho, ou imersão e está ligada ao sentido de submergir.

O batismo, que também significa "passagem pelas águas", é um simbolo do novo nascimento, conforme Jo 3:5

O batismo também é uma confissão de fé, diante dos homens demonstrando esse novo nascimento, assim,  poderíamos também dizer que o batismo é o inicio de uma nova fase.

 

Existe requisitos para se batizar?

 

Não há condições ou pré requisitos bíblicos para o batismo, exceto ter recebido a Jesus como Senhor e Salvador, e crer nEle de todo o coração.

 

Eu posso aceitar a Jesus e não me batizar?

 

Não, muitas pessoas protelam para batizar-se, alegando os mais diversos tipos de justificativa, porém a verdade é que o batismo é um compromisso que se assume com o Corpo de Cristo na terra - a Sua igreja, por isso mesmo, o batismo não é uma opção para o cristão, ou algum tipo de seleção (aulinhas) na qual alguns estão aptos e devem consumá-lo, equanto outros ainda não.

Pelo contrário, o batismo é uma ordenança estendida a todos aqueles que receberam Jesus como Senhor e são cistãos, e deve seguir imediantamente a profissão de fé.

 

Texto bíblico.

 

O batismo não é opcional, é uma ordenança Marcos 16:16 "Aqueles que crerem e forem batizados serão salvos. Porém aqueles que se recusarem a crer serão condenados"

 

Não há na biblia a famosa aula de batismo.

 

At 8:26-40. Nessa passagem bíblica, fala sobre o Filipe e o tesoureiro (Eunuco) de Etiópia. Eunuco não estava compreendendo, então, Filipe explicou: "Ele foi levado como ovelha para o matadouro, e como um cordeiro está quieto e mudo diante dos tosquiadores, assim Ele não abriu a boca, na sua humilhação, negaram justiça a Ele; e quem pode exprimir a maldade do povo da sua geração? Pois a vida dele é tirada da terra"

 

 

Esse trecho não é desculpa para as aulas de batismo,  Filipe EVANGELIZOU  Eunuco, hoje na igreja todos que querem se batizar já sabem sobre Jesus e/ou crê nEle (caso não saiba sobre Jesus é preciso evangelizar como fez Filipe), ao contrario do tesoureiro que não o conhecia, por isso teve a breve explicação ( não durou 6 meses e muito menos 1 ano.)

 

Versiculo 36 "Enquanto viajavam, chegaram a uma pequena porção de agua, e o oficial disse: "Veja agua! Porque eu não posso ser batizado? "O senhor pode" respondeu Filipe, "se o senhor CRÊ de todo o seu coração". Essa foi a unica condição imposta na bíblia para o batismo, sobre a aula, isso são normas de homens e que está totalmente fora da bíblia. Mas sempre vem um "pastor" e fala: "Filipe ensinou Eunuco" Sim, ensinou porque ele pediu, o tesoureiro tinha curiosidade em saber quem era JESUS, alías Filipe anunciou Jesus (como já dito, evangelizou), depois no versículo 37 ele disse  que se  crê em Jesus ele seria batizado. Pergunto de novo, para que aula? Se o "candidato" foi ao pastor e falou "quero me batizar", não é preciso de aulas para saber se ele quer ou não! 

 

Devemos hoje parar de colocar impecílios para o batismo, o certo seria uma breve explicação e no mesmo dia ser batizado.

 

 

Se fosse preciso o tal "curso de batismo" então deveríamos ficar o resto da vida nele, pois, sempre estamos aprendendo algo novo sobre a palavra de Deus, consequentemente nunca iriamos se batizar.

 

Proximo tema será "As crianças devem participar da ceia?" Aguarde!

 

publicado por: Novo Evangelho às 17:31
link do post | Deixe seu comentário | favorito
11 comentários:
De Cássia a 8 de Julho de 2008 às 14:51
Olá, eu achei seus argumentos ótimos, só não concordei com o que voce falou sobre o "curso de batismo", é claro nao precisamos ser expert em Biblia, nem ficar anos fazendo aulas para podermos nos batizar. Mas penso da seguinte forma, um curso para batizandos e novos membros, como é feito em minha igreja, para mostrar como é o estatuto da igreja, e mostrar que isso é um compromisso que temos, e que nao devemos nos batizar, só pq cremos em Cristo, e sim porque a partir do batismo estremos assumindo um compromisso com Deus e com a Igreja!
De joel a 1 de Março de 2009 às 22:35
gostaria que me tirassem uma duvida: é verdade que que for batisado nao pode ter nenhuma relaçao amorosa durante 5 anos?
De Novo Evangelho a 3 de Março de 2009 às 17:04
Joel Que bom ve-lo por aqui. Irmão em Cristo, isso não existe. Desde quando você aceita a Jesus você fica impedido (de acordo com a bíblia) de ter relação sexual com sua namorada ou noiva, porque de acordo com a bíblia, a relação sexual fora do casamento é abominável nos olhos de Deus, e é comparado a prostituíção. Agora, se você é casado e se batizou, poderá ter relações sexuais normalmente.

Deus abençoe
De Ju a 15 de Junho de 2009 às 05:32
Poxa gostei muito dessa resposta...eu msmo sempre encontro um empecilho para não batizar. por exemplo na igreja q frequento há uns 8 anos, mas por estar ha mto tempo não gostaria de levantar a mão e dizer q aceito Jesus pois eu já vivo para ele e em comunhão. além do mais essa atitude quero tomar me batizando nas aguas na frente de todos, será que há algum problema nisso???
De Novo Evangelho a 19 de Junho de 2009 às 18:10
Ju

Amada irmã eu não entendi muito bem sua duvida, mas é o seguinte, quando você aceita a Jesus você deve se batizar é uma ordem que Deus deu. Se você está em comunhão com Ele e vive por Ele, é OTIMO, mas agora você deve selar um novo tempo na sua vida, que é o batismo. Isso de estar a 8 anos na igreja não quer dizer nada, não vai te diminuir perante os demais, o importante é o que você sente para com Deus não o que os demais acham ou vão achar a seu respeito.

A outra coisa que eu não entendi muito bem é você querer se batizar na frente de todos: não tem problema algum, temos igrejas evangélicas que batizam as pessoas na frente das demais.

Tenha coragem de se levantar e falar, "quero me batizar" mesmo estando a 8 anos na mesma igreja. Isso não vai te diminuir só acrescentar.

Deus abençoe SEMPRE

De Anónimo a 30 de Junho de 2009 às 23:52
Oi, encontrei Cristo como meu Senhor e Savaldor recentemente, depois de pesquisa intensiva. Fui não crente durante muitos e muitos anos, e tudo mudou após anos de pesquisa. Quero-me baptizar com o banho de imersão total (e não o ritual pagão católico com água benta). Gostaria de saber onde posso encontrar uma boa igreja na área de Lisboa / Loures / Odivelas ? Uma boa igreja com homens do bem, que preguem o evangelho como deve ser pregado e não com doutrina do Homem, doutrina heretica e falsa. Uma igreja que se preocupe com quem quer crescer em Cristo acima de tudo. Obrigado.
De Novo Evangelho a 10 de Julho de 2009 às 14:42
Amado, não conheço igrejas em Portuagal, mas em breve a Igreja Renascer estará no seu país, é uma boa igreja.

Conheço a Igreja do Apóstolo Jorge Tadeu, da igreja Maná.

Deus abençoe


Direção Novo Evangelho
De Fernando a 25 de Julho de 2009 às 21:02
Oi irmão queria te fazer uma pergunta,
faço parte da P.I.B . Iguaba Grande, ou pelo menos congrego lá,
Tive uma experiência maravilhosa com meu Senhor Jesus, no qual mudou minha vida e hoje nova criatura sou, porém não sou casado no civil com minha esposa com quem estou à 7 anos e tenho uma linda filha de 2 anos, não sou baptizado pois a igreja Batista não permite, não posso me casar enquanto não pegar a certidão do 1º casamento, minha ex mulher mora longe, o divórcio já saiu mas a certidão não está averbada, por isso à dificuldade de me baptizar , é certo isso? com base em que na bíblia não se pode baptizar uma pessoa que aceitou a salvação em Cristo Jesus?
desde já obrigado e que a graça e a paz do SENHOR JESUS continue abençoando esse blog.
De Novo Evangelho a 26 de Julho de 2009 às 17:42
Fernando é bom te-lo por aqui...

Olha, como nós desse blog aprendemos lendo a bíblia e o que a vida tem nos ensinado é o seguinte:

A sua igreja é extremamente seguida por normas humanas, fora de contextos bíblicos, eu sei disso pois um irmão nosso deste blog, teve na IPI (igreja presbiteriana independente), que seria quase a mesma coisa que sua igreja.

A bíblia NÃO diz nada sobre o assunto em questão, o que devemos ter em mente é o que a bíblia disse: "Quem Crer e for batizado será salvo" ou seja, o único requisito proposto é CRER em Jesus. (ponto final).

Se você deseja se batizar (crê em Jesus) vc está ápto a se batizar, HOMEM não pode te impedir amado, isso é o mal de algumas igrejas, não estão praticando o evangelho fácil e sem jugo proposto por Deus.

O que você deve fazer é se batizar e após o batismo, se regularizar perante a lei brasileira.

Se for preciso, se batizar em outra igreja evangélica, faça isso, não deixe que dógmas humanos te impeça de viver completamente as bençãos de Deus na sua vida.

Fique na Paz de Cristo

Novo Evangelho
De Pr mário a 23 de Agosto de 2009 às 04:33
querido o texto de Mc 16.16 ñ tem nos primeiros manuscritos e felipe ensinou a palavra para o eunuco muita atenção quando se fala da palavra de Deus! um abrço.
De Carlos Alberto Neto a 5 de Janeiro de 2011 às 17:29
Até que enfim. encontrei alguém com a visão de Cristo !
Com os conceitos afinados com os meus, sobre esta questão.
Entregamos os batizados nas ,ãos do Senhor, e damos prosseguimento em ensiná-los a Palavra.

Deus Abençoe !

Parabéns !

Comentar post

.Translation

.Contador

online

Free Web Counter
Bed and Bath

.Matérias do Blog

. Apóstolo Estevam diz: Est...

. Protesto na Marcha para J...

. Jovens com propósito

. Você está disposto(a) à e...

. Blasfema em pensamento, p...

. Levitas: É Bíblico?

. Sexo Anal e oral entre ca...

. Pastor Solteiro?

. O "perigo" da bíblia

. Vida Espiritual

. Basta Acordem

. Líder da Assembléia de De...

. Quem ama espera

. Perguntas Evangélicas

. Uma vez salvo sempre Salv...

. Não dar o dízimo

. Fome e Sede de Justiça

. Salomão e Eclesiastes

. Entrevista: Toque no Alta...

. Os 4 batismos

. Jovens Evangélicos: Difer...

. Débora, a pastora

. Dízimo e o NT

. "Perseguição contra a Ren...

. Mensagem do Apóstolo Hern...

. Religiosidade

. Vivendo o novo

. Apostólico e Unção apostó...

. Motel, posso ir?

. Depois da tempestade

. A dor do amor

. O natal sem a pessoa amad...

. Não entre na onda dos out...

. A Droga é melhor?

. Cristão Extravagante

. Perguntas e Respostas

. Servos ou Filhos?

. Perdão

. Resposta "Tatoo" e Pierci...

. Várias denominações porqu...

. Seguir o Velho Testamento...

. Bebida alcoólica

. Piercing Não é Pecado II

. Ateus Deus Existe!

. Adivinhações é certo cons...

. Tragédias sinal de pecado...

. Deus admite o mal?

. Batismo no Espirito Santo

. Meu namoro é de Deus?

. Todos filhos de Deus?

.Links