Sexta-feira, 11 de Julho de 2008

Pastora

VISITE O SITE NOVO EVANGELHO:  www.novoevangelho.webnode.com

 

Leia todas as matérias já postadas no Blog ao final desta página.

 

 

 

Mulher pode Pregar e ser Pastora Sim !

 

 

“E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade” Lucas 2:36

 

Efésios 4:11 - E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres.

 

 

Há quatro passagens que recomendam que a esposa se sujeita ao próprio marido (Efé. 5:21-33, 6:5-9; Col. 3:18, 22-25; 1 Ped. 2:18-25--3:1-7, Tito 2:2-5, 9-10). Nossa interpretação destas passagens é que a parte sobre os escravos era para as circunstâncias da época mas de maneira alguma justifica a escravidão. Mas a parte sobre as esposas não era para as circunstâncias da época e justifica a sujeição das esposas enquanto o mundo perdurar. A esposa seja sim sujeita a seu marido, mais nada a impede de ser líder na igreja.

 

É fato que o Apóstolo Paulo em sua epístola, faz algumas restrições às manifestações das mulheres na igreja, mas, antes de generalizarmos estas recomendações Paulina é preciso que façamos uma analise da situação feminina diante da cultura oriental, ainda hoje, as mulheres são vista como um ser inferior sem voz ativa, eram comercializadas, proibidas de estudarem, saírem às ruas ou mesmo se mostrarem. Esta visão cultural justifica por completo a ação do Apostolo, a igreja carecia de credibilidade diante da sociedade constituída por gentios, a instituição de mulheres como líderes não seria uma atitude sábia à obra missionária.

 

O Fato é que não há base Bíblica para se negar a ordenação de mulheres ao Pastorado.

Mulher pode ser pastora sim, vejamos esta passagem hermeneuticamente:

A questão do Timoteo "não permito que mulher ensine" deve ser observado nos escritos de Paulo, que as vezes ele diz: digo não eu mais o senhor, outra hora, ele diz: digo eu não o Senhor. (I Timóteo 2:11 a 15)

1 Co 7: 10 a.

" Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor..."

1 Co 7:12 a

"Mas aos outros digo eu, não o Senhor..."


Então há que se notar que quando Paulo está ministrando alguma interpretação pessoal ele dizia "EU", quando era algo que se não havia de se discutir, ele diz que era Deus que mandava.

Como o caso da mulher ensinar neste contexto, era de opinião dele, não mandamento do Senhor.

Na Bíblia encontramos as mulheres exercendo uma série de atividades eclesiais, por exemplo: Servindo na igreja (diaconisas), evangelistas, profetisas, pregadoras, obreiras, etc. Diante de tantos exemplos, é impossível negarmos o chamado e a unção de mulheres ao pastorado. Inclusive, o mover do Senhor é uma realidade em nossos dias, mesmo que não houvesse nenhuma citação na Bíblia endossando o chamado feminino, ainda assim seria aceitável, desde que revelado pelo Espírito Santo de Deus, o verdadeiro edificador da igreja.

(Rm 16.1-6,Fp 4.3,2Rs 4.9,10 ,Mt 26.12,13 ,

 

Profetizas:

Miriã: Ex 15.20 “A profetisa Míriam, que era irmã de Arão...”
Débora: Jz 4.4 “Débora, mulher de Lapidote, era profetisa...”
Hulda: 2Rs 22.14 “Então, os sacerdotes... foram ter com a profetisa Hulda.”
Noadia: Ne 6.14 “... profetisa Noadia e dos mais profetas ...”
Ana: Lc 2.36 “Havia uma profetisa, chamada Ana...”
Filhas de Felipe: At 21.9 “Ele tinha quatro filhas solteiras que profetizavam.”

Juíza Instituída por Deus em Israel:

Débora: Jz 4.4 “...Era também juíza dos israelitas naquele tempo.”

Obreiras: Priscila: At 18.26,
Diaconisa: Febe: Rm 16.1,2

Pregando aos judeus no templo: Ana: Lc 2.37,38,

 

1 Corítios 11:5: "Mas toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça porque é a mesma coisa como se estivesse rapada".

Isto mostra que a mulher casada orava e pregava no tempo do Novo Testamento.

- Profetas e Profetisas do Antigo Testamento: Miriã (Ex. 15:20-21 e Núm. 12:1-2)

 

Segundo vamos olhar as passagens do Novo Testamento sobre as mulheres que acompanhavam Jesus para verificar que as mulheres eram mandadas por anjos e por Jesus a falar livremente entre os discípulos e os apóstolos. Estas mulheres nada sabiam de manter silêncio e quietude.

 

Marcos 15:40 e 41,Marcos 16:1 a 8,Mateus 27:55 e 56, Mateus 28:1 a 10,  Lucas 23:49, Lucas 24:1 a 8.O que as mulheres se lembraram pode ser traçado para as seguintes passagens. Se não fosse a pergunta do anjo, nós não iriamos saber que as mulheres estavam presentes nestas ocasiões.

 

Marcos 9:30 a 32,  Lucas 24:9 a 11, João 20:1 11, 14, 16 a 18.  Estas passagens nos deixam ver que as mulheres solteiras e casadas eram consideradas verdadeiras colegas no meio dos discípulos e apóstolos de Jesus. Anjos e Jesus as encarregaram com a mensagem mais importante no mundo, e esta mensagem tornou-se parte das suas experiências próprias sobre as quais elas eram mandadas pregar e testemunhar

 

Cinco homens poderosos do reino foram mandados pelo Rei Josias a profetisa Hulda. Ela respondeu com a frase profética comum: "Assim diz o Senhor".(2 Reis 22:13 a 20)

 

Jesus se tornou visível em primeiro lugar às mulheres que acompanhavam Jesus e seus discípulos. As filhas de Filipe são entre aqueles chamados de grandes luzes e autoridades sobre o dia genuino da Páscoa. Podemos crer que as quatro filhas de Filipe e Ámias de Filadelfia que eram virgens e profetizas, tidas em tão alta estima, também exortaram os irmãos com muitas palavras e os fortaleceram.

 

É perfeitamente razoavel pensar que a Senhora Eleita teve uma igreja na sua casa.(2 João 1-13)

Veja Cinco livros do Novo Testamento testemunham de mulheres com igrejas nas suas casas.

1. Maria em Jerusalém, mãe de João Marcos, Acts 12:12
2. Lídia em Filipos, vendedora de púrpura, Atos 16:14-15, 40
3. Prisca e Áquila em Éfeso, Romanos 16:3-5
4. Cloé em Corinto, I Cor. 1:11
5. Áquila e Prisca em Roma, I Cor. 16:19
6. Ninfa em Colossos, Colossenses 4:15
7. Áfia e Arquepo, Filemom vs. 1-2
8. A Senhora Eleita e a sua irmã eleita na Ásia Menor, 2 João vs. 1 e 10

1. As quatro filhas de Filipe em Hierápolis, Atos 21:8-9.
2. Áfiaem Colossae , Filemon vs. 2.
3. Ninfas em Laodicéia, Colossenses 4:15.
4. Jezabel em Tiatira, Apocalipse 2:20-25.
5. Febe em Cencreia, Romanos 16:1-2.
6. As dez mulheres mencionadas em Romanos 16.

(Atos 5:1 a 14) Quando Safira concordou com o seu marido, Ananias, a mentir para o Espírito Santo, ela sofreu a mesma morte instantânea que ele sofreu. A lição para as esposas cristãs é que elas não podem concordar com seus maridos contra os ensinamentos de Deus. E outra vez precisamos lembrar: "Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem." (I Tim. 2:5).

 

Aprendi que Deus não fez a Mulher da cabeça do Homem, para não estar acima dele, também não fez dos pés para não ser pisada por ele, mas a fez da costela, para que esteja ao seu lado, igual portanto, e assim perto do coração para que seja amada por ele, e de debaixo do braço, para ser protegido por ele. Sendo o cabeça sim, por ter sido feito primeiro e por representarem assim Cristo e a Igreja.

“Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.” Efeseos 5:23


Galatas
3:28 - Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.

 

publicado por: Novo Evangelho às 00:02
link do post | Deixe seu comentário | favorito
13 comentários:
De Anónimo a 22 de Julho de 2009 às 18:48
leia por favor

http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/ProfetizasHouvePastorasNao-MGross.htm
De Novo Evangelho a 25 de Julho de 2009 às 01:28
Informamos que a figura de profetiza não existe no mundo atual, as profetizas da época faziam o que hoje faz as pastoras.

Informamos também que isso é título, e ficará neste mundo, no céu essas pessoas serão cobradas 2 vezes mais.

Não se preocupe, pastoras, bispas e até apostolas estão levando a palavra de Deus as vidas que tem sede, então vamos se preocupar com o Islamismo que vem crescendo, umbandismo, mormons e etc, que vão contra a bíblia.

Deus abençoe e mude o pensamento limitado de sua vida e de outros
De Maria a 9 de Setembro de 2009 às 17:43
Veja que Débora viveu no período dos Juízes, num período de mais ou menos 400 anos após a posse da terra prometida. O farisaismo judaico ainda nem existia. No período do cativeiro babilônico e medo-persa, Esdras e outros escribas tentaram mostrar a importância do trabalho feminino, através da compilação do pentateuco,( principalmente o Gênesis), para a conservação da fé em Jeovah na nação de Israel, então escravizada e "obrigada" a prestar cultos aos deuses pagãos das nações opressoras. Na época do Apóstolo Paulo era forte o pensamento farisaico, até mesmo na época de Jesus Cristo, visto que ele fez grande oposição a estes. Portanto nesta época, mandava os escritos interpretativo sacerdótico/farisaico que as mulheres fossem relegadas a um plano inferior. Mas, em princípio não foi assim. Jesus escolheu uma mulher, samaritana, para evangelizar toda a cidade de Samaria. Paulo iniciou a evangelização da Europa na casa de Lídia, uma comerciante vendedora de púrpura. Ele próprio foi assessorado por Priscila e Áquila seu esposo (veja o nome feminino em evidência no texto bíblico), Apolo foi discipulado em alguns aspectos por este mesmo casal. Febe, segundo estudos teológicos, foi a escolhida para ser a portadora da carta de Paulo aos Romanos. Maria Madalena foi a primeira pessoa escolhida por Jesus para levar a mensagem da ressurreição. Enquanto os apóstolos escolhidos a dedo, não entendendo os fatos voltaram pescar, Maria foi aguardar a ressurreição na porta do sepulcro. É óbvio que somos privilegiadas, visto que, Paulo disse que Deus não exigia nada mais da mulher apenas que desse a luz a seus filhos. Se ensinamos nossos filhos no caminho do Senhor já é suficiente para alegrar o coração de Deus e expandir o seu reino, lembra da mãe de John e Carlos Wesley? Não sei seu nome, mas sei a revolução que houve na Europa através de seus filhos. Mas se a mulher deseja o episcopado, deseja uma excelente obra. Paulo disse que "quem deseja" não diz se "o homem deseja". Jesus disse a todos que estavam no Monte da Ascensão: Ficai em Jerusalém até que do alto sejais revestidos... - Permaneceram unamimes, os apóstolos com as mulheres... e todos foram cheios. O Espírito Santo foi derramado sobre todos, portanto o mesmo Apóstolo Paulo diz: que no reino de Deus não existe discriminação entre judeus, gentios, servos ou livres, homens ou mulheres, etc. Um abraço. Rufato
De Cleverson Luis vieira a 24 de Novembro de 2009 às 12:43
Sempre temos tendências extremistas na igreja, acho que é hora de sermos mais conscientes do que a bíblia diz sobre as coisas, um estudo mais profundo e exegeticamente correto poderá trazer as bases claras do relacionamento de Cristo e de Deus com as mulheres. A bíblia é nosso guia de fé e pratica, mas como disse Lutero , Temos que ler a bíblia contra nós e não para dar razão a pensamentos disseminadores de contenda, portanto queria dizer que este artigo é preciosíssimo , fortemente apoiado nas escrituras, e é pena que o preconceito sociocultural e uma mentalidade diminuída pela tradição tenham cegado o entendimento de alguns a ponto de não perceberem que estão mais defendendo posição ( mulher não pode ser pastora, apostola ou líder ) do que uma exegese comprometida com a verdade, Todos em Cristo fomos feitos não somente testemunhas, mas profetas reis e SACERDOTES, para Deus ser pastor ou pastora, bispo (a), diácono ou diaconisa , é biblicamente função e não titulo, portanto que fiquem com seus títulos, e que o evangelho siga oferecendo suas funções aos que entendem de fato a palavra de Deus!
Parabéns por sua ousadia e força! Permaneça firme!
Um abraço

Pr. Cleverson Vieira
Curitiba Pr.
De Anónimo a 1 de Maio de 2010 às 13:30
Isso é o maxmo da apostasia, mulher pastoreando, acho,que, vou voltar para a igreja católica! Vc é um jegue, analfabíblico, contraditor. nunca, vi, alguém distorcer a bíblia desse jeito( vc ganhou p/ Satanas)
De Luis a 10 de Outubro de 2010 às 04:33
Querisdo, vc é muito ignorante. em qual Bíblia aprendeu este amor que pratica? Xingar pessoas faz parte da demonstração da sua fé? Me parece mais um hipocrita, e saiba que hipócritas e apostatas terão lugares no inferno pelos seus pecados tão parecidos, por isso trate bem os que considerar assim.
De silvia costa a 25 de Março de 2011 às 19:13
irmao o amor de cristo e gentil manso nao envergonhe a igreja de cristo com grosseria e com falta de leitura biblica
De RITA DE CASSIA DUARTE CORREIA a 5 de Maio de 2010 às 20:07
É PASTORA EU CREIO Q DEUS TEM A MULHER COMO PEROLA, ALGO PRECIOSO EM SUAS MÃOS. EU TENHO PASSADO UMA PROVA TREMENDA EM RELAÇÃO A MULHER SER PASTORA, POIS SEI O QUE DEUS TEM NA MINHA VIDA E TENHO AS MARCAS DE UM MINISTÉRIO PASTORAL. SÓ Q A ONDE ESTOU O LÍDER TEM POSTO ALGUNS AGUMENTOS Q NÃO ME JUSTIFICA ATÉ PORQUE EU TAMBEM TENHO O ESPIRITO SANTO PARA ME LEMBRAR DO Q ESTAR ESCRITO EM SUA PALAVRA.
De RITA DE CASSIA DUARTE CORREIA a 5 de Maio de 2010 às 20:24
PASTORA CONTIINUE FAZENDO AQUILO Q DEUS COLOCOU EM TUAS MÃOS E Q CADA CRÍTICA VENHA TE SERVIR PARA PROSSEGUIR SABENDO Q AONDE HOUVER ARVORE COM FRUTOS, HAVERÁ PEDRAS. DEUS ESTAR A PROCURA DE VERDADEIROS ADORADORES E NÃO DE HOMENS Q SE DIZEM SERVIR A DEUS MAS Q INFELIZMENTE NÃO PASSA DE VIDAS SECAS, SEM FRUTOS, SEM A MARCA DE CRISTO EM SUA VIDA. GRAÇA E PAZ. SOU DA IGREJA BATISTA RENOVADA DE MACEIO AL
De alex a 22 de Abril de 2011 às 03:31
1° eu quero que voce me de uma base biblica aonde a mulher exerce o sacerdócio ?


Depois eu converso!!!!
De Janderci Pereira a 14 de Junho de 2011 às 22:55
É importante notar que há duas questões em jogo: Cargos e Ministérios. Os Cargos estão relacionado a parte organizacional e administrativa da igreja, já os ministérios são dons dado por Jesus para a edificação da Igreja. É responsabilidade do BISPO, PRESBÍTERO e DIÁCONOS a manutenção e a ordem da igreja. São responsáveis na direção e resolução dos problemas internos de uma igreja local. São eles responsáveis em providenciar e administrar os recursos para que a igreja possa cumprir sua missão. Tiago estabelece que o PRESBÍTERO é quem deve ungir os enfermos, porque ele tem que conhecer o seu rebanho. Isso ressalta a segurança da Igreja para quem pessoas estranhas não venha exercer AUTORIDADE sob pessoas que estão fora de sua responsabilidade. Isso representa um respeito para com aqueles que dirigem uma igreja local. Os ministérios, são aptidões especiais que Deus distribui a quem Ele quer, da maneira como quer e na hora que ele quer. É evidente que um presbítero (ou bispo) precise ter o ministério pastoral para desempenhar suas funções como administrador da igreja. Do contrario a Igreja nao consegue se manter e acaba se fechando e isso é uma irresponsabilidade. Quando falo em fechar igreja, falo do local onde se reúnem pessoas salvas. Com isso, a igreja começa a ter dificuldades de congregar porque não houve um casamento entre o cargo e o dom. Há pessoas que exercem influencia em determinados grupos dentro da igreja, como lider de obreiros, lider de jovens, de senhoras, etc. É notório sua habilidade em cuidar e liderar certos grupos, porem se o colocarem como PRESBÍTERO (Quem dirige, administra) ele pode não se dar muito bem porque a função de PRESBÍTEROS exigem aptidões especificas. Uma mulher pode ter o ministério PASTORAL, e diga-se de passagem, conseguem muitas vezes resolver problemas melhores do que homens. Esse ministério não pode ser ignorado, é preciso que a igreja tenha uma visão justa e reconhecer tais ministérios. Agora o que Paulo orienta é que as mulheres nao exerçam autoridade sobre os homens, ou seja, que a mulher nao deve ser "PRESBÍTERA", administrar a igreja. Essa missão deve ser especifica para homens (isso nao quer dizer que o homem seja melhor do que a mulher, pois há mulheres que administram melhor do que homens) e não deve ser estendida para mulheres. A preocupação a respeito disso é que na família constituída o papel da mulher em auxiliar o marido e cuidar dos filhos é fundamental. Vivemos hoje num período de famílias enfraquecidas porque pela necessidade de sobrevivência a mulher também precisa trabalhar e a família acaba sendo brutalmente sacrificada. Pelo fato das igrejas ligarem os dons aos cargos, gera-se polemicas a respeito da presença feminina na igreja. Concluindo, deixo meu parecer de que a mulher pode sim ser reconhecida como PASTORA, e ter seu ministério de apoio ao PRESBITÉRIO da igreja porém não é recomendável, segundo PAULO, que elas exerçam essa autoridade sobre os homens. O porque disso, ninguem pode responder com clareza, porem creio que o que a bíblia deixou como modelo e devemos aceitar porque toda escritura é divinamente inspirada. Você mulher, exerça seu ministério PASTORAL, mas nao coloque esse dom como CARGO DE POSIÇÃO DE DESTAQUE. Sirva a DEUS em primeiro lugar e nao a homens. Essa disputa sobre se deve uma mulher ser PASTORA ou não, é uma disputa pra reconhecimento humano, um poder terreno. Mas devemos buscar o poder que vem de cima. O que marca o ministério de um PASTOR ou PASTORA, não é a sua posição reconhecida diante dos homens mas sim reconhecida diante de DEUS. O que marca um ministério sãos os frutos (conversão de perdidos) do nosso trabalho. Quem quiser reconhecer isso que reconheçam, porem importa servir a Deus em primeiro lugar. Deus te abençoe pastora... Seu irmão em Cristo, Jandercy Pereira

Comentar post

.Translation

.Contador

online

Free Web Counter
Bed and Bath

.Matérias do Blog

. Apóstolo Estevam diz: Est...

. Protesto na Marcha para J...

. Jovens com propósito

. Você está disposto(a) à e...

. Blasfema em pensamento, p...

. Levitas: É Bíblico?

. Sexo Anal e oral entre ca...

. Pastor Solteiro?

. O "perigo" da bíblia

. Vida Espiritual

. Basta Acordem

. Líder da Assembléia de De...

. Quem ama espera

. Perguntas Evangélicas

. Uma vez salvo sempre Salv...

. Não dar o dízimo

. Fome e Sede de Justiça

. Salomão e Eclesiastes

. Entrevista: Toque no Alta...

. Os 4 batismos

. Jovens Evangélicos: Difer...

. Débora, a pastora

. Dízimo e o NT

. "Perseguição contra a Ren...

. Mensagem do Apóstolo Hern...

. Religiosidade

. Vivendo o novo

. Apostólico e Unção apostó...

. Motel, posso ir?

. Depois da tempestade

. A dor do amor

. O natal sem a pessoa amad...

. Não entre na onda dos out...

. A Droga é melhor?

. Cristão Extravagante

. Perguntas e Respostas

. Servos ou Filhos?

. Perdão

. Resposta "Tatoo" e Pierci...

. Várias denominações porqu...

. Seguir o Velho Testamento...

. Bebida alcoólica

. Piercing Não é Pecado II

. Ateus Deus Existe!

. Adivinhações é certo cons...

. Tragédias sinal de pecado...

. Deus admite o mal?

. Batismo no Espirito Santo

. Meu namoro é de Deus?

. Todos filhos de Deus?

.Links