Quinta-feira, 31 de Julho de 2008

Masturbação pecado?

 

O Jovem Cristão e a Masturbação

Vivemos em uma era de liberdade de expressão e de um estilo "livre" de vida. Hoje vemos nos filmes, nas novelas, nas músicas, nas danças, nas roupas da moda, etc., uma comercialização do sexo. Em Gênesis 1:28, Deus disse ao homem: "E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra", ou seja, o sexo tinha uma função procriativa e fez Deus uma mulher idônea para Adão para que, dela, ele desfrutasse e, com ela, enchesse a terra (Gn 2:18).

Hoje em dia o sexo está tão banalizado que não há mais aquela expectativa dos noivos em se descobrirem aos poucos, em maravilharem-se um com o outro vivendo uma novidade maravilhosa de um toque, de uma fragrância, de surpresas que fortalecem o casamento e o amor. Com tamanha sobrecarga de "normal" (sexo antes do casamento é normal, homossexualismo é normal, filhos drogados é normal, você tem que aceitar...), por que não devemos ensinar nossos filhos a se masturbarem? Não é normal?

Vamos falar de áreas cinzentas da moralidade

Ao considerar as questões sexuais que não estão especificamente relacionadas na Escritura, tenha em mente certas experiências pré-sexuais que conduzem facilmente à lascívia ou à luxúria.

Nossos pensamentos

A batalha pela pureza sexual sempre começa na mente. Aquilo em que pensamos constantemente, acabamos fazendo. Enchemos nossa mente com o bem ou o mal, o puro ou o impuro, o certo ou o errado. Muitos crentes tentam abrigar ambas as tendências em seus pensamentos.

O pecado sexual declarado é concebido na mente, desenvolvido em várias experiências pré-sexuais, e finalmente torna-se realidade, quando a oportunidade aparece. Não somente a imoralidade resultante é pecado - os pensamentos impuros também são pecados. As palavras de Jesus, no Sermão da Montanha, são freqüentemente citadas a este respeito: "Ouvistes o que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher com intenção impura, já em seu coração cometeu adultério com ela" (Mt 5:27,28). Não se confunda, a ponto de dizer: "Visto que já pequei em meu coração, posso também pecar com o corpo". Estes pecados não são os mesmos! Um é o pecado da mente, e em pensamento apenas uma pessoa peca. O outro é um pecado da mente e do corpo, e, com o corpo, duas pessoas pecam. Na mente, não há união física. Com o corpo, os dois chegam a se conhecer um ao outro de maneira irreversível. Note que, em Mt 5:28, Jesus menciona não apenas olhar, mas olhar para cobiçar. Isto implica um desejo ativo, imaginando uma união ou contato sexual.

Paulo diz que o crente de espírito controlado, na batalha espiritual, está "levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo"
(II Co 10:5). E Pedro diz: "Cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios... não vos conformeis às concupscências que antes tínheis na vossa ignorância" (I Pe 1:13,14). Não podemos impedir todo pensamento impuro de entrar na mente, porém somos realmente capazes de controlar os pensamentos que permanecem e se desenvolvem.

Nossos olhos

O que nossos olhos vêem e lêem produz e controla a maior parte de nossos pensamentos. As Escrituras ensinam que os olhos são a "candeia do corpo"
(Mt 6:22,23) e que se os "olhos forem maus", o corpo "será tenebroso". Esta verdade descreve mais do que um fato físico. Refere-se ao que os olhos deixam entrar na mente.

O apóstolo João adverte contra a "concupiscência dos olhos"
(I Jo 2:16). Salomão escreveu: "Dirijam-se os teus olhos para a frente e olhem as tuas pálpebras diretamente diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e serão seguros todos os teus caminhos" (Pv 4:25,26). Salomão também diz: "Filho meu, dá-me o teu coração; e deleitem-se os teus olhos nos meus caminhos. Porque cova profunda é a prostituta; e o poço estreito é a aventureira" (Pv 23:26,27).

Devemos nos afastar da pornografia que vem sendo despejada em nosso caminho, lembre-se: "os olhos são a candeia do corpo". Se você não resiste à tentação, não olhe. Você não pode ser tentado a se masturbar se estiver lendo passagens da Bíblia.




Masturbação é pecado?

A maioria dos não-crentes e também muitos crentes crêem que a masturbação não apresenta nenhum problema. Certamente, não acham que é pecado e que só constitui um problema quando é uma obsessão e um substituto psicológico total para as relações sexuais normais.

A muitos mitos sobre a masturbação, em escritos católicos e protestantes antigos, a este respeito. Alguns destes mitos são que a masturbação causa danos físicos, que destruirá a habilidade sexual no casamento ou que causará distúrbios emocionais. Estes mitos eram basicamente táticas para amedrontar e tinham pouca base em fatos.

Não há passagem específica na Escritura que fale diretamente da questão da masturbação. Há quem chame a atenção para
Gn 38:8-10 e I Co 6:9-10. Concordo com o escritor Herbert J. Miles, que estas passagens não falam de masturbação.

Mesmo assim, a Bíblia fornece orientações que lhe permitirão decidir se a masturbação é pecado ou não. Reflita sobre as seguintes observações:

1. Vejamos à definição de lascívia e luxúria: "Gratificação dos sentidos u indulgência para com o apetite; dedicado aos ou preocupado com os sentidos" e "desejo sexual intenso". A masturbação encaixa-se definitivamente nestas definições
(veja Gl 5:19). Pode-se praticar a masturbação sem lascívia ou luxúria?

2. O teste seguinte é o de sua vida mental. Jesus disse: " Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela" (Mt 5:27,28). Quando uma pessoa pratica masturbação, o que se passa em sua cabeça? As cachoeiras de Paulo Afonso? Pode alguém se masturbar sem imaginar um ato sexual ou ao menos cenas sensuais? O que é que você acha? Se você pratica a masturbação, pode sua mente permanecer pura?

3. Em seguida, reflita sobre a santidade e a intenção da relação sexual no casamento. Sem sombra de dúvida, a masturbação é uma tentativa de experimentar as mesmas sensações que são atribuídas ao casamento. É um substituto do ato verdadeiro - uma farsa, uma falsificação, um dolo.

4. A masturbação é também totalmente egocêntrica. Uma das características do egocentrismo é a auto-indulgência. Paulo descreve o modo de vida de quem é controlado por Satanás, dizendo: "Todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos" (Ef 2:3).

5. Finalmente, a masturbação pode nos levar à escravidão. Quando uma pessoa é dominada por uma indulgência carnal, ela peca. "Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências" (Rm 6:12). Paulo também diz: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convém. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas" (I Co 6:12). Você é escravo da masturbação?


Reflita sobre os cinco enunciados acima, para determinar se, para você, a masturbação é pecado.

Liberte-se!

O impulso sexual é uma parte normal, dada por Deus, de qualquer homem ou mulher saudável. Envergonhar-se disto é duvidar da bondade de Deus para conosco. Abusar dele é contrariar a graça que Deus tenciona para nós. Ele nos criou com muitos impulsos e desejos, que podemos desenvolver ou usar de maneira errada. Como um deles, o impulso sexual ativa ou destrói os relacionamentos, de acordo com seu controle e aplicação.

A masturbação é um problema comum. Não devemos ter medo de conversar sobre ela nem de ajudar as pessoas a superá-la. Homens e mulheres acham que é um hábito igualmente opressivo, e buscam ajuda para a superação do problema. Compaixão, e não condenação, deve ser nossa resposta.

Minha conclusão é que a masturbação não deve fazer parte da vida do crente.
I Coríntios 6:18-20,(Gálatas 5:19) e
(I Tessalonicenses 4:3-7) são passagens que falam sobre a questão do uso de nossos corpos devidamente no sexo. Embora não possamos assentar todos os argumentos que dizem que a masturbação é pecado, não podemos negar que ela é resultado da lascívia e da paixão. Mas, na liberdade da graça de Deus, podemos escolher fazer o que é sagrado e direito aos olhos de Deus.

 

publicado por: Novo Evangelho às 16:34
link do post | Deixe seu comentário | favorito
20 comentários:
De Lord John John a 14 de Agosto de 2008 às 06:00
a masturbação é um meio de fzer sexo, e sexo fora do casamento é PECADO, e qndo vc se masturba vc obrigatóriamente se imagina mantendo relações c/ alguém, e se vc se imagina fzendo sexo c/ uma mulher q ñ é a sua, em seu coração vc já cometeu adultério com ela. ^^
De zoioazul a 10 de Setembro de 2008 às 07:41
Bingo amigo Lord!!!
Realmente por esse aspecto é pecado! A masturbação em si não teria nada de mais, mas como ninguém, nem homem nem mulher consegue se masturbar sem imaginar uma segunda pessoa e em alguns casos, até uma terceira...obviamente temos aí um adultério.
Abraços
De brauly a 2 de Agosto de 2009 às 05:48
axo q é uma das partes ms dificieis para os homens..........ms a masturbaçao para mim é errada.......

ela faz que voce abandone os camihos do senhor.....tipo deixa de busca-lo,ler a bibliA.......quem tiver passando por isso procura ajuda na igreja no seu lider d celula c tver....ms nao se deixa ser derrotado por uma apenas vontadade da carne.....pois o pode d Deus é maior,e pense q vc martubando vc deixara o seu pai triste(DEus)akele q deu seu propio filho....
fike com Deus galera...abre os olhos pq as vezes achamos q nao tem nada ver,ms é nessa area o q diabo vai investir...flw
De chris a 4 de Outubro de 2009 às 08:22
Pecado é fazer sexo novo ou com a mulher de outro e se uma pessoa encontra a masturbação como uma saída para não fazer sexo erroneamente com outra pessoa ou até msm trair o parceiro ou parceira. Ainda é pecado?
De Michele a 5 de Outubro de 2009 às 23:28
Masturbação é pecado?? Jura???

Uau, vocês são incríveis: condenam a masturbação e protegem a body modification (piercing / tattoo)...

Caras não pequem pelo excesso... Masturbação é saudável.

Eu gostaria de conhecer um jovem que não se masturba (principalmente o jovem crente que quer casar virgem), apenas para dizer que ele está doente e precisa urgentemente de um médico.

Eu me masturbo e não sinto nem um pouco de culpa. Antes, sinto uma grande raiva por não poder consumar o ato com meu namorado ¬¬

Gostaria que vocês do blog replicassem minhas palavras.

Vocês tem cada absurdo... ¬¬
De Novo Evangelho a 8 de Outubro de 2009 às 00:41
Amada,

Há uma diferença entre piercing e tatuagem de masturbação.

Só ler a bíblia que você terá a minha réplica...

Deus abençoe
De Michael a 30 de Novembro de 2011 às 00:03
Na Bíblia não tem nada que proíbe o uso de piercing, mas também não diz que podemos usar tal tipo de coisa, há versículos que nos ajuda na resposta se é ou não é correto o uso de piercing.
Creio que piercing é usado só por vaidade e quem é conhecedor dos gostos de Deus sabe que Deus não aprova a vaidade e o que Deus não aprova temos que evitar de fazer para agradá-lo mais ainda.

Piercing é costume do povo mundano e Jesus e Paulo sempre nos alertou que era para nós não se contaminar com os costumes mundanos e que depois do concerto batismo ou fazer a aliança com Deus) era para nós vivêssemos como se o mundo não existisse, pois se assim fazermos com certeza as vaidades e os desejos mundanos não será obstáculo para nós.

Confira os conselhos na Bíblia:

E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera; Mateus 13:22
O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; Mateus 13:38


Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 1 João 2:15

Agora observe nos versiculos abaixo que João fala que tudo que há no mundo é aconcupciência da carne e dos olhos, concupciência significa desejos ardentes e os piercing é só um desejo carnal que não glorifica a Deus e Deus nos ensina que tudo que seus seguidores tem que fazer tem que ser para glória de Deus, então já que os piercing não glorificam a Deus porque usá-los, já que só só serve para os olhos?

Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 1 João 2:16


Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.1 Co 10:31

O povo que não é servo de Deus é servo do mundo, isto é faz tudo que lançam para satisfação da carne e dos olhos e os que realmente servem a Deus não devem está fazendo as mesmas coisas que as pessoas fazem, o cristão sincero com Deus não se preocupa com moda, ele só se preocupa em como agradar a Deus, em ter sua alma salva.

No entanto, piercing é coisa do mundo e só quem defende as coisas do mundo quem é do mundo e nenhum cristão verdadeiro vai te dar apoio para defender o piercing.

Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve. 1 Jo 4:5

Acredito que quem é realmente servo de Deus nem pensa em colocar piercing ou tatuagem porque não glorifica a Deus porque essas coisas são do povo mundano e não do povo de Deus, afinal não é nenhum membro cristão fiel aa Deus que lança essas modas e sim o povo que não é fiel a Deus e quem não é fiel a Deus é do mundo e não devemos imitar o povo do mundo.
Piercing só serve para satisfazer os desejos carnais, no entanto devemos nos preocupar com coisas que edifique o homem para melhor servi a Deus e não desagradá-lo
De geovana a 23 de Dezembro de 2009 às 21:14
sabe.. a masturbação ela pode ser vista de varios angulos... no caso de um jobens que naum conseguem ficar sem sexo.. seria uma boa alternativa, pois isso sim é confirmação de pecado.. ela naum pode ser vista como um vicio, mais como um alivio para quem naum suporta mais... melhor estar amardo para enfrentar a tentação, do que estar de facil acesso para ela... imagina uma pessoa que se converteu e já estava acustumada de se prostituir sempre? como ele irá fazer com seus desejos repremidos? sabendo que é dificl mesmo para aqueles que vivem em oração.. pois somos de carne.. temos tentação.. tem sorte queles que casam logo.. e aqueles que chegam até os 30 anos sem casar? será que eles vão conseguir viver esses tempo todo sem adulterá? e a masturbação naum seria a sua unica saida? pois pelo mesmo ele vai ficar com a conciencia mais limpa, pois ninguem poderár-los jugar por causa disto! Eu sou virgem, para mim é mais facil pois nunca tive contato com sexo.. e para outros? Essa é minha opinião!!!
De Bruno Luiz a 2 de Fevereiro de 2010 às 15:55
Creio no Evangelho de Cristo, e sei q esse assunto é meio controvérso em função de a bíblia não tratar dele diretamente. Mas se a Letra não pode, ás vezes, ser precisa, concerteza o Espírito Santo é. E acredito q Ele testifica isso com espírito daquele q Lhe está sintonizado, o indivíduo sente e sabe onde está o erro.
Mas como se precisa haver o senso comum à respeito, em função dos que precisam ser ajudados nessa questão, usamos da letra da nossa boca. A minha letra pra vcs é essa (claro, baseado no Espírito q me tem testificado):
O pecado surge na mente, na consciência. Animais vão para o inferno? Que eu saiba não(se alguém souber q sim, pode me informar à respeito, já q só falo o q aprendi). Neles não há consciencia. Seus atos obedecem seu próprio instinto e aprendizado direto e indireto, com o senso de julgamento quase nulo, não há consciência.
A consciencia do Ser, q podemos até dizer ser o espírito de cada um de nós, humanos, é q faz a diferença entre os organismos da Terra. O pecado mora aí. O conhecimento do Bem e do Mal, nos faz ter a capacidade de identifica-los própriamente na Realidade, na Natureza, no universo do nosso ser. Quem pode culpar um cachorro macho q se masturba (ou que tenta) com um urso de pelúcia (como já vi) se não, por ora, os seus donos lhe permitiram uma parceira? Um belo exemplo de como a decisão do Ser (Consciencia)do ser humano pode interferir e desequilibrar a natureza, tanto à nossa volta (o ciclo reprodutivo dos caninos, por exemplo...srrs) como a nossa. Na natureza, obra do Pai, então, desejo não é pecado. Desejo, é a necessidade de reprodução, q é a manutenção da sobrevivencia da espécie.
E no ser humano? Ué, do pó fomos formados, temos um sistema reprodutivo, e ele é orgânico, carnal. Por isso o nosso desejo também é natural, seja vc "santo" ou não, vc vai sentir. Ele diz respeito ao nosso ventre, onde a natureza flui como 'foste formada', automática, natural. Onde há o pecado na natureza? Ah!,há,sim,na natureza da Consciência, onde o ser humano diz o q "é" e o q "não é", onde há a consciencia do pecado. Onde estaria o pecado na Terra sem a presença do ser humano? Onde estaria o pecado na Terra e no 'vaso de barro' sem a consciencia?
Do pó viemos, ao pó voltaremos, e o semêm junto, estando ele dentro da bolsa escrotal ou não(no caso masculino da coisa, q é mais prevalente na masturbação), vale pra todos os humanos(e as mulheres aki).
O pecado esta na decisão consciente do sujeito de perverter a sua própria natureza, onde ele artificializa a função natural do sexo, do desejo, por conta de um desequilíbrio espiritual, mental, psicológico(experiencia própria...rsrsrs). Mas é um pecado apenas contra si mesmo. Aliás, que pecado pode ser contra Deus? Será que Deus se ira sobre maneira com coisas q fazemos contra nós mesmos? O que Deus precisa fazer se em verdade, em verdade, Jesus nos afirmou q já recebemos a nossa própria recompensa, e no nosso próprio corpo? Veja lá, Deus não se distancia de nós. Nós é que afogamos nossas mágoas em copos de prazer e viramos as costas para a Graça dada po Ele. Disculpa, mas pra mim Deus é Santo, Perfeito, e Amor "demais" pra eskentar a cabeça sendo qe agora depende dos nossos atos nos achegarmos ao Seu Gozo Eterno.
Nesse sentido, digo q masturbar-se em si mesmo não é nada. Mas o pensar é (é por ele q validamos as coisas ao nosso redor).
Eu sei, a grande questão, aki, é: se masturbar-se só pode ser pecado contra nós mesmos, como Deus se posiciona à respeito?
Ué, como sempre, Deus se preocupa com o coração das pessoas pq sabe q é de onde procede todos os males, as fraquezas, as perverssões, ou seja, no SER do ser humano, pois, o q ele FAZ é fruto do q É. Como já disse, o pecado mora na consciencia, onde tudo é puro para os puros, e onde se a luz de nós é trevaz, q grandes trevas serão! Sintetizamos então um conselho pra cada um de nós no seu próprio seio, q é onde o Espírito Santo converte, pensar:
Se a masturbação te pesa contra Deus, é pecado, não faça. Se a masturbação não pesa, mas vc tem dúvida, pense q proveito vc tem com isso. Se a masturbação não pesa, e vc se sente bem fazendo, faça, mas pense q proveito vc tem com isso. Se vc acha q tem proveito, então, bom proveito! Mas saiba, q nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.
De Julio a 14 de Abril de 2010 às 13:38
Não se deixem enganar, a masturbação é pecado sim. Tenho 25 anos , sou solteiro e luto contra isso não apenas para não cometer o ato fisicamente, usando o corpo, mas em doutrinar minha mente no que diz respeito ao sexo.

A Paz do Senhor
De Felipe Ewerson a 4 de Janeiro de 2011 às 20:48
Olá pessoal,
sou evangélico a pouco tempo, mais eu nunca tive uma educação sobre a sexualidade, por isso, é difícil entender e compreender aquilo que é de bom agrado aos olhos de Deus. Pois, nem sempre conseguimos permanecer na santidade, mas, buscamos sempre andar nos caminhos retos.
Hoje tenho 17 anos, mas desde criança eu sempre sonhei em casar e ter uma família abençoada por Deus. Apesar de acreditar que Jesus Cristo tem o melhor pra mim, tem sido muito difícil manter a virgindade, pois muitas garotas tem demonstrado um certo interesse por mim.
Busco ter sinceridade com DEus nas minhas orações, e eles sabe de tudo o que se passa em minha vida. Portanto, raramente eu me masturbo para conter os desejos sexuais, mais eu sinto um grande arrependimento depois, e fico totalmente envergonhado.
Creio em Deus, e tenho pedido para ele me ajudar a livrar desse mal. Sei que é imoral ao Senhor, mas é difícil demais de controlar, mesmo tendo pouco tempo na igreja, a minha consciência sempre me trouxe arrependimento por isso.
Nunca tive pai para conversar sobre essas coisas, portanto, isso torna a sitação cada vez mais difícil. Mas, hoje tenho um grande amoroso Pai, que é o meu único Salvador Jesus Cristo de Nazaré.
Muito obrigado!
De JAIRTON a 27 de Maio de 2011 às 03:10
OI FELIPE, É COMO FOI DITO AQUI, NÃO HÁ PECADO NENHUM EM SE MASTURBAR POR UMA NECESSIDADE FISICA (PRINCIPALMENTE O HOMEM JOVEM) PARA SE ALIVIAR, E ISTO SEM PECAR PENSANDO EM ALGUÉM, POIS É COM FOI DITO AQUI QUE NÃO HÁ NA TERRA NENHUM HOMEM QUE SUPORTA MUITO TEMPO SEM UM ESCAPE DAS TENSÕES. SÓ UM FOI DIVINO E SEM PECADO.
De Gerson a 27 de Maio de 2011 às 14:36
Acredito que mastubação é uma prévia sensação do que sentimos na verdadeira relaçao sexual. não quero aqui dizer que sou a favor, mas uma coisa é certa ela o esravisa quem o pratica. O sentimento que se consegue com ela, é vazio. sou vitíma da masturbação e quero ser liberto, não me sinto seguro em falar sobre isso com minha esposa, amigos, pastores. preciso de ajuda, cura, e santificação. um grande abraço a todos.

Comentar post

.Translation

.Contador

online

Free Web Counter
Bed and Bath

.Matérias do Blog

. Apóstolo Estevam diz: Est...

. Protesto na Marcha para J...

. Jovens com propósito

. Você está disposto(a) à e...

. Blasfema em pensamento, p...

. Levitas: É Bíblico?

. Sexo Anal e oral entre ca...

. Pastor Solteiro?

. O "perigo" da bíblia

. Vida Espiritual

. Basta Acordem

. Líder da Assembléia de De...

. Quem ama espera

. Perguntas Evangélicas

. Uma vez salvo sempre Salv...

. Não dar o dízimo

. Fome e Sede de Justiça

. Salomão e Eclesiastes

. Entrevista: Toque no Alta...

. Os 4 batismos

. Jovens Evangélicos: Difer...

. Débora, a pastora

. Dízimo e o NT

. "Perseguição contra a Ren...

. Mensagem do Apóstolo Hern...

. Religiosidade

. Vivendo o novo

. Apostólico e Unção apostó...

. Motel, posso ir?

. Depois da tempestade

. A dor do amor

. O natal sem a pessoa amad...

. Não entre na onda dos out...

. A Droga é melhor?

. Cristão Extravagante

. Perguntas e Respostas

. Servos ou Filhos?

. Perdão

. Resposta "Tatoo" e Pierci...

. Várias denominações porqu...

. Seguir o Velho Testamento...

. Bebida alcoólica

. Piercing Não é Pecado II

. Ateus Deus Existe!

. Adivinhações é certo cons...

. Tragédias sinal de pecado...

. Deus admite o mal?

. Batismo no Espirito Santo

. Meu namoro é de Deus?

. Todos filhos de Deus?

.Links